Saber elaborar as etapas de um projeto de TI é importante para que o projeto avance conforme o esperado.
Visando que seja possível garantir um sistema de qualidade, com eficiência e dentro do prazo esperado pelo cliente. Pensando nisso, trouxemos informações sobre as fases de um projeto de TI.
Confira mais a seguir.
5 etapas de um projeto de TI
Quando se trata de fases de um projeto de TI podemos dividir o projeto em 5 partes. Conheça quais são:
1. Iniciação
A primeira fase de um projeto de TI é analisar as necessidades e identificar a viabilidade da solução que pode ser oferecida.
Na iniciação, é preciso fazer uma análise geral. Ouvir as reclamações, analisar os custos, vantagens e fazer uma avaliação detalhada para encontrar o que é viável para o cliente.
2. Planejamento
Após identificar eventuais soluções na etapa de iniciação, é preciso planejar como serão os próximos passos para lidar com a gestão de projetos de TI.
Definir o que será feito, com qual cronograma e distribuir as tarefas para que seja possível realizar a implementação das soluções.
É muito importante estruturar um bom planejamento. Assim, será possível mensurar o projeto e fazer com que tudo saia do papel conforme o esperado.
Projetos mais longos estão sujeitos a mudanças e é preciso prever esse tipo de contratempo no processo.
3. Execução
É na fase de execução que os grandes projetos podem apresentar equívocos. Portanto, é uma das fases de um projeto de TI mais críticas.
O ideal é ter uma equipe eficiente na comunicação e um profissional lidando com o gerenciamento de tudo. Justamente para evitar falhas no processo de execução do projeto, que podem acarretar problemas de qualidade em relação ao resultado final entregue.
4. Manutenção
A manutenção é uma fase que ocorre junto com a execução. O objetivo é garantir que os processos estão sendo executados dentro dos prazos, com o orçamento estabelecido e com a qualidade adequada.
Portanto, é uma fase de um projeto de TIque demanda boa comunicação e eficiência de todos os profissionais envolvidos.
5. Finalização
Consiste na última etapa durante a gestão de projetos de TI. Ela demanda a verificação das metas e objetivos, visando que todos tenham sido atingidos.
A partir de então, o cliente precisará aprovar a finalização do projeto e tudo que foi elaborado começará a funcionar conforme o esperado desde o início. Garantindo que as melhorias implementadas façam a diferença no dia a dia do negócio.
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